A Algar informa que, devido à greve convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE SUL), prevista ocorrer entre as 00h00 do dia 20 de janeiro e as 24h00 do dia 21 de janeiro de 2025, poderão verificar-se constrangimentos nos seguintes serviços: Receção de Resíduos; Transferência de Resíduos; Recolha Seletiva de Resíduos.
Certificados

A Algar tem o Sistema de Gestão certificado em:

Qualidade para melhor o servir,

Ambiente para um Algarve mais Sustentável,

Segurança para proteção dos seus colaboradores.

 

O Sistema de Gestão Integrado (SGI) implementado no Grupo Mota-Engil, do qual a Algar faz parte integrante, engloba as componentes Segurança, Saúde, Ambiente e Qualidade (SHEQ), envolvendo a organização como um todo, com benefícios para cada uma das partes interessadas: clientes, trabalhadores, fornecedores, acionistas e a sociedade em geral.

 

Desta forma pretende-se garantir elevados padrões de qualidade nos serviços prestados, bem como demonstrar uma gestão orientada para a proteção do ambiente e saúde dos trabalhadores da empresa, aplicando as melhores técnicas disponíveis conducentes ao seu contínuo progresso em termos do desempenho ambiental, prevenção da poluição e controlo de riscos, tecnicamente viáveis e considerando a sua eficácia económica.


Uma das fases estruturantes da implementação e certificação do SGI prende-se com a definição da Política SHEQ, que visa a assunção de diversos compromissos consagrados na mesma, nestas três vertentes.

 

De entre as inúmeras vantagens internas e externas do SGI, salientam-se as seguintes:

  • Estruturação de processos;
  • Identificação e sistematização das ações individuais e coletivas de prevenção, controlo de riscos e minimização de impactes ambientais;
  • Otimização dos recursos disponíveis.

 

Todas as empresas da unidade de negócio “Ambiente” do Grupo Mota-Engil, estão certificadas em Qualidade, Ambiente e Segurança, segundo os referenciais normativos NP EN ISO 9001:2015 e NP EN ISO 14001:2015 e 45001:2018.

A certificação abrange a todas as unidades administrativas, de suporte e operacionais, nomeadamente:

 

  • Recolha Seletiva
  • 2 Aterros Sanitários
  • 8 Estações de Transferência
  • 12 Ecocentros
  • 2 Estações de Triagem
  • 3 Unidades de Valorização Energética do Biogás
  • 3 Unidades de Compostagem de Resíduos Verdes
  • 2 Unidades de Tratamento de Lixiviados (Osmose Inversa)
  • 1 Central de Valorização Orgânica
  • 2 Unidades de Tratamento Mecânico


De destacar que a certificação da norma ISO 45001:2018, garante que a gestão do sistema multimunicipal de recolha seletiva, transferência de resíduos, triagem e tratamento de resíduos sólidos da Algar, respeita todas as soluções estabelecidas para minimizar o risco de acidentes e doenças profissionais dos seus colaboradores e demais elementos que trabalham em seu nome.