NOTÍCIAS
26/07/2021

PROGRAMA ECOVALOR | Algar divulga resultados de reciclagem nas escolas (ano letivo 2020/21).

 

O Programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, premiando aqueles que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas.

 

CONCURSO SEPARA E GANHA!

O concurso “Separa e ganha”, que integra este projeto, tem como objetivo premiar as escolas que reciclam as suas embalagens usadas.

 

Esta iniciativa beneficia as escolas dando-lhes apoio logístico (suportes para sacos, sacos e a recolha seletiva), acrescido de ações de sensibilização realizadas por monitores de ação ambiental.

 

Com a suspensão das atividades presenciais nas escolas, entre janeiro e março deste ano, muitas das ações agendadas com as escolas passaram para o ONLINE.

 

Foram 94 os estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor ano letivo 2020/21, mais de 31 mil participantes, entre alunos, professores e auxiliares que, apesar da pandemia, implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos e, reciclaram 588 toneladas de embalagens.

 

Todas estas escolas encaminharam para reciclar 216 toneladas de papel e cartão, 210 toneladas de vidro e 162 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida. O material separado pelos alunos foi encaminhado para valorização e cada escola receberá o seu prémio em função da quantidade reciclada.

 

A Algar irá atribuir prémios às escolas, por cada tonelada de plástico/metal, papel/cartão e vidro, que os estabelecimentos de ensino conseguiram encaminhar para reciclagem, durante o ano letivo 2020/21.

 

Algumas das escolas que participaram no ECOVALOR, para além das embalagens recicláveis, também se dedicaram à separação dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, fruto de uma parceria entre a Algar e a Eletrão, o que resultou num total de 21.067 kg encaminhados para valorização. Estas escolas receberão uma bonificação extra pelo seu desempenho

 

QUERO INSCREVER A MINHA ESCOLA NO PROGRAMA ECOVALOR E PARTICIPAR NO CONCURSO “SEPARA E GANHA”. O QUE DEVO FAZER?

 

O concurso “Separa e Ganha” vai manter-se no próximo ano letivo. A Algar já está já a receber inscrições de escolas que pretendem antecipar o envio da sua candidatura preenchendo o formulário de adesão para garantir o seu lugar. Caso a sua escola deseje proceder de igual forma, poderá consultar mais informação no nosso website (www.algar.com.pt) e/ou contactar-nos diretamente através da Linha Verde 800 203 251 | Email gci@algar.com.pt.

25/06/2021

Ajude a NECI colocando os seus pacotes de bebida, vazios, no ecoponto amarelo.

 

O concurso “Melhor desempenho, melhor Reciclagem” lançado pela Tetra Pak e a Sociedade Ponto Verde, vai apoiar uma instituição de cariz social indicada pelo Sistema de Gestão de Resíduos que, em 2021, registar maior aumento percentual de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL) encaminhados para reciclagem, face ao ano de 2020.

 
A Algar, enquanto Sistema responsável pela Gestão dos Resíduos na região do Algarve e participante neste concurso, decidiu indicar a “NECI - Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso”, para beneficiar deste prémio, estabelecido em 10.000€, caso a Algar consiga, com a ajuda de todos, encaminhar maior quantidade de embalagens de cartão para alimentos líquidos vazias (genericamente conhecidas por pacotes de bebidas). O sucesso desta iniciativa depende totalmente da participação de toda a população.

 

Em 2020, na região do Algarve, foram encaminhadas mais de 400t de ECAL para reciclagem, no entanto, de acordo com a caracterização dos resíduos depositados em aterro, constatou-se que seria possível ter-se encaminhado para reciclagem mais de 2.000t de ECAL, pois foram incorretamente colocadas no lixo comum (indiferenciado) em vez de serem separadas e depositadas no contentor amarelo do ecoponto.

 

Para que esta campanha resulte é preciso que colabore separando e depositando, no ecoponto amarelo, as embalagens de cartão para alimentos líquidos, vazias, como por exemplo os pacotes do leite e de outros alimentos líquidos que utilize, só assim será possível encaminharmos maior quantidade de ECAL em 2021, face a 2020.

 

A Algar S.A. dispõe de mais de 3900 ecopontos distribuídos de forma estratégica em toda a região Algarvia para a deposição voluntária de resíduos recicláveis urbanos e, ainda, de uma frota com cerca de 50 viaturas operacionais afetas à recolha seletiva, transferência de resíduos e outros serviços de apoio à população.

 

Para o desenvolvimento da sua atividade, a Algar conta atualmente com mais 400 colaboradores que asseguram o funcionamento das instalações e o tratamento e a valorização anual de 400 mil toneladas de resíduos rececionados nas suas instalações.

 

22/04/2021

A EGF e as 11 concessionárias, entre elas a Algar, disponibilizam hoje, em simultâneo, um guia de compostagem doméstica, simples e prático, para facilitar a adesão do cidadão a esta boa prática.

 

Esta iniciativa assinala o Dia Mundial da Terra, originário em 1970, pela ação do senador norte americano Gaylord Nelson, depois de ter testemunhado os efeitos nefastos de um derrame petrolífero, ocorrido em 1969 em Santa Bárbara, na Califórnia.

 

Este dia pretende alertar a população mundial para a proteção e utilização moderada dos recursos naturais.

 

Uma das formas de preservar o ambiente é através da compostagem doméstica. Este é um processo de transformação de resíduos biodegradáveis, resultantes da preparação da comida e materiais de jardim, num corretivo orgânico que atua no solo como fertilizante.

 

Dando sequência a práticas já desenvolvidas há vários anos pelas empresas nesta matéria, o guia foi adaptado a cada concessionária e é disponibilizado nos meios de comunicação digitais.

 

Descarregue o nosso guia Aqui

451
HABITANTES
MIL
16
MUNICÍPIOS
14
INSTALAÇÕES
8,4
RESÍDUOS TRATADOS E VALORIZADOS
MILHÕES TONELADAS
499
RESÍDUOS RECICLADOS
MIL TONELADAS
42
CORRETIVOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS
MIL TONELADAS
121
ENERGIA PRODUZIDA
GWH/ANO
Código da reciclagem Reciclar é Respeitar
Vidro
Papel e cartão
Plástico
Ecopontos e Ecocentros Reciclar Sempre, Tudo e em Todo o Lado
6,2 Milhões
Habitantes abrangidos