História ALGAR
Uma historia de evolução
2022
Linha da Reciclagem

Linha da Reciclagem | Novo serviço de atendimento ao cidadão.

 

A Algar passou a disponibilizar um novo serviço de atendimento ao cidadão - “Linha da Reciclagem”.

O projeto é único e diferenciador, permite que o cidadão possa esclarecer dúvidas  sobre os mais variados temas, relacionados com a gestão dos resíduos urbanos. Trata-se de um serviço público, gratuito e nacional, que pertence ao Grupo EGF, do qual a Algar faz parte, e que está acessível através de interação multicanal: Linha telefónica: 800 911 400 (número gratuito) | Email:atendimento@linhadareciclagem.pt | website: www.linhadareciclagem.pt

2021
RECICLA+ Projeto piloto, recolha recicláveis porta-a-porta, fluxo doméstico.
A Algar implementou o projeto piloto RECICLA+, um serviço gratuito de recolha porta-a-porta de resíduos recicláveis (embalagem de papel/cartão, plástico/metal e vidro), em 1.500 fogos habitacionais, nos concelhos de Loulé (Santa Catarina e Goncinha), Lagos (Montinhos da Luz) e Faro (Quinta do Eucalipto e Gambelas). A iniciativa contemplou a aquisição de 4 viaturas para a recolha seletiva e 4.450 contentores para a deposição dos resíduos de embalagem, tendo sido apoiado por fundos da União Europeia. O investimento total elegível de 384.360 euros foi cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) no âmbito do Portugal 2020, através do Fundo de Coesão. O projeto foi acompanhado de uma campanha de sensibilização realizada junto da população aderente, com o apoio da Sociedade Ponto Verde, através do financiamento em 80%, de 45.060 euros, o que perfaz 36.048 euros. A campanha teve como objetivo aumentar a percentagem de embalagens recicladas, contribuindo para alcançar as metas de valorização de resíduos de embalagem, determinadas pela União Europeia e diminuir a quantidade de resíduos urbanos depositados em aterro.
2020
Construção do centro de tratamento e triagem de resíduos urbanos do Aterro Sanitário do Barlavento
Trata-se de um investimento estrutural, edificado nos terrenos do Aterro Sanitário de Portimão, no valor de 12.595.000,00 €. O projeto enquadra-se no objetivo da redução da deposição de resíduos urbanos (RU) em aterro. É composto por um uma unidade de tratamento mecânico e biológico, que permitirá recuperar a fração de embalagens recicláveis proveniente dos resíduos urbanos recolhidos pelos municípios, valorizar a matéria orgânica e reduzir a deposição em aterro sanitário. Numa primeira fase a unidade terá uma capacidade nominal de tratamento de RU (indiferenciado) de 120.000 t/ano (dispondo de duas linhas de tratamento de RU) e um tratamento biológico com uma capacidade de 60.000 t/ano, para cumprimento das metas Europeias.
2019
Reforço da Atividade de Recolha Seletiva
A Algar adquiriu 7 novas viaturas, no valor total de investimento de 1.228.500 EUR, tendo sido cofinanciadas em 85% pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão. Esta aquisição permitiu à Algar reforçar em 32% a capacidade da frota. Ainda no âmbito desta atividade a Algar tem vindo a aumentar o número de ecopontos. O investimento iniciado em 2018 com a colocação de 781 novos equipamentos na via pública teve continuidade em 2019 com a instalação de mais de 376 ecopontos. O Algarve conta assim com a disponibilização à população de mais de 3900 equipamentos (12.800 contentores) para a deposição das embalagens recicláveis, garantindo o rácio de um ecoponto por cada 126 habitantes.
2018
Construção da Celula C do Aterro Sanitário do Sotavento
A nova célula C, prevista no projeto inicial, foi construída com o propósito de ampliar a capacidade de deposição dos resíduos indiferenciados recolhidos nos concelhos do Sotavento Algarvio. Com este investimento espera-se obter um volume de encaixe de 1 milhão de m3 para a deposição de resíduos, o que permitirá uma capacidade estimada de 130 mil toneladas de resíduos rececionados por ano. Prevê-se um tempo de vida útil mínimo de exploração da célula de 10 anos, sendo expectável que tenha uma duração superior, face à entrada em funcionamento de outras infraestruturas que irão retirar matéria orgânica e recicláveis para valorização.
2017
A Algar torna-se parceira de projeto inovador para tratamento de águas lixiviantes com microalgas. Combina uma etapa de oxidação química a um sistema de tratamento biológico e ainda a uma etapa de afinação do efluente tratado, através de fotobioreatores (algas). Estes fotobioreatores têm a curiosidade de serem “alimentados” com o CO2 produzido através da queima de biogás nos moto-geradores existentes no aterro.
2016
Arranque do Tratamento Biológico e do Aproveitamento Energético do Biogás da Central de Valorização Orgânica; Ampliação da zona de Receção da Triagem do Sotavento; Construção da nova zona de encaixe da Célula A do Aterro Sanitário do Sotavento e Inauguração da nova exposição do Veículo de Educação Ambiental.
2015
Entrada em funcionamento da Unidade de Tratamento Mecânico de Resíduos Urbanos no Aterro Sanitário do Barlavento e do parque Fotovoltaica na Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão para autoconsumo; Inauguração da rotunda situada no acesso principal à sede da Algar, composta por diferentes elementos esculturais elaborados a partir de materiais recicláveis.
2014
Entrada em funcionamento da Unidade de Tratamento Mecânico de Resíduos Urbanos na Central de Valorização Orgânica; Construção da Unidade de Tratamento Mecânico de Resíduos Sólidos Urbanos do Aterro Sanitário do Barlavento
2013
Celebração do protocolo de cooperação entre a Algar e a ENTRAJUDA para promoção da campanha “Separar para Alimentar” realizada a favor do Banco Alimentar do Algarve, com o objetivo da incentivar a separação e entrega à Algar de embalagens de plástico, metal e ECAL, para através da sua venda adquirir bens alimentares destinados a crianças até aos 3 anos de idade.
2012
Construção da cobertura da Lagoa de Retenção de Águas Lixiviantes, no Aterro Sanitário do Barlavento; Entrada em funcionamento da Unidade de Compostagem de Verdes de São Brás de Alportel e Construção do Sistema de Aproveitamento Energético do Biogás produzido na Central de Valorização Orgânica.
2011
Inauguração do novo edifício da sede da Algar, localizado na Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão, em Barros de São João da Venda, Almancil; Entrada em funcionamento da Unidade de Aproveitamento Energético do Biogás do Aterro Sanitário do Sotavento; Entrada em exploração da Unidade de Valorização de Resíduos de Construção, Demolição e do Centro Integrado de Tratamento de Resíduos Volumosos, ambos localizados no Aterro Sanitário do Barlavento; Selagem da Célula B e arranque do sistema de captação do Biogás no Aterro Sanitário do Barlavento. Nascimento do projeto Eco Evento, destinado à correta gestão dos resíduos produzidos em eventos realizados na região do Algarve; Obtenção da certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho, de acordo com a norma OHSAS 18001:2007 e NP 4397:200.
2010
Entrada em funcionamento do Sistema de Triagem Automática do Barlavento. Apresentação de dois novos produtos da Algar: “Nutriverde Premium e o “Nutriverde Decor”. Construção da Célula C do Aterro Sanitário do Barlavento; Atribuição do Prémio “Qualidade de Serviço em Água e Resíduos 2010”, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e Jornal Água & Ambiente.
2009
Entrada em funcionamento do Sistema de Triagem Automática (Unidade de Triagem do Sotavento); Lançamento do projeto pioneiro no país “Ambilinha” destinado à recolha de resíduos recicláveis porta-a-porta junto do comércio e serviços.
2008
Certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente da Algar, de acordo com a NP EN ISSO 9001 e NP EN ISSO 14001, respetivamente; Conferência “Encontro Algar 2008”
2007
A marca “Nutriverde” foi aprovada pela Direção Geral de Comércio e passou a ser utilizada para comercialização do composto orgânico da Algar. Entrada em funcionamento dos Centros de Receção de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos no Aterro Sanitário do Barlavento e na Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão. Inauguração do Veículo de Educação Ambiental
2006
Receção de REEE e RCD's
Em 2006 foram obtidos licenciamentos para a receção e tratamento de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e para o tratamento de resíduos de construção e demolição.
2005
Entrada em funcionamento da Unidade de Aproveitamento Energético do Biogás, no Aterro Sanitário do Barlavento.
2004
Recolha Seletiva
Em 2004 registou-se uma evolução favorável na Recolha Seletiva de 29% face ao ano anterior nas quantidades de resíduos recicláveis provenientes da recolha.
2003
Entrada em funcionamento do Ecocentro e do Centro de Educação Ambiental de Albufeira.
2002
Entrada em funcionamento da Unidade de Compostagem de Resíduos Verdes de Tavira e de Portimão, bem como do Ecocentro de Quarteira.
2001
Entrada em funcionamento da Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão e Unidade de Triagem do Sotavento.
2000
Entrada em funcionamento do Aterro Sanitário do Sotavento e do Ecocentro de Portimão.
1999
Entrada em funcionamento da Unidade de Triagem do Barlavento.
1998
Inauguração das instalações
Inauguração das instalações: Aterro Sanitário do Barlavento, Estações de Transferência de Albufeira, Aljezur, Alcoutim, Lagos, Castro Marim, Tavira, Vila do Bispo e do Ecocentro de Albufeira; Selagem da Lixeira do Ludo e início da exploração da Vala Intermédia de S. João da Venda. Encerramento das 22 lixeiras existentes a céu aberto. Entrada em funcionamento da atividade de Recolha Seletiva.
1997
Assinatura do Aditamento ao contrato de concessão e ao contrato de entrega e receção entre a Algar e os Municípios do Sotavento Algarvio.
1996
Contrato de Concessão, Entrega e Receção
Assinatura do contrato de concessão com o Estado Português e os contratos de entrega e receção com os Municípios do Barlavento Algarvio.
1995
Nasceu a Algar
A Algar nasceu a 20 de Maio de 1995, pelo Decreto-Lei nº 109/95, que determina a criação de um Sistema Multimunicipal, destinado ao Desenvolvimento, Conceção, Construção e Exploração de um Processo de "Recolha Seletiva, Triagem e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Algarve".