11/11/2022

Em 2022, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), decorrerá de 19 a 27 de novembro, e terá como temática central os “Têxteis Circulares & Sustentáveis. ".

 

O objetivo destas iniciativas é alertar para a necessidade de agirmos em conjunto, para prevenir a produção de resíduos, incentivando, por exemplo, o desenvolvimento de ações de solidariedade e colaboração entre pessoas, numa sociedade que deixa de produzir resíduos para promover uma economia circular.  A moda é uma das formas que o ser humano usa para se expressar. Por trás dos tapetes vermelhos, dos desfiles de moda e das vendas, existe uma indústria massiva que emprega mais de 1,5 milhões de pessoas, só na Europa. Mas o outro lado da moeda conta uma história diferente, menos brilhante e muito mais alarmante. A indústria têxtil é um dos setores mais poluentes, com um forte impacte ambiental e social em todas as fases do processo, desde a produção, distribuição, recolha, triagem, reciclagem à gestão final destes resíduos, que na maioria das vezes tem como destino a incineração e o aterro.

 

Todos podemos agir e contribuir para reduzir o desperdício. As possibilidades são imensas!

 

 

 

A produção e o consumo sustentáveis só serão possíveis se concedermos aos produtos e/ou objetos, períodos de vida útil alargados. Iniciativas como: reutilização; reparação; aluguer; aquisição de objetos em segunda mão ou a partilha, são medidas que contribuem para reduzir a necessidade de nova produção e, consequentemente, a quantidade de matéria-prima utilizada durante a sua fabricação.

 

A Algar e a ENTRAJUDA associam-se à SEPR, incentivando a prevenção de resíduos, através da promoção de uma campanha de angariação de roupa, calçado de criança e brinquedos usados.

 

Todos os materiais angariados, estando em bom estado de conservação, serão entregues às famílias com dificuldades financeiras, apoiadas pela Instituição de Solidariedade Social ENTRAJUDA.

 

A campanha, intitulada “Recolha Solidária de Roupas e Brinquedos”, vai decorrer em todas as instalações da Algar, até final do mês de novembro.