SUSTENTABILIDADE E RESILIÊNCIA EM TODOS OS DESAFIOS

O ano de 2022 foi marcado por uma retoma acelerada de atividade, visível em todas as iniciativas do dia a dia – como se uma energia coletiva acordasse de uma paragem forçada e procurasse retomar o tempo perdido e forçado pela pandemia. Esta aceleração brusca levou a que muitas pessoas voltassem ao trabalho presencial, que muitas fossem de férias nos mesmos períodos do ano e que os eventos e encontros se realizassem mais vezes e em grande número. Acresce ainda que o turismo voltou em força e toda esta atividade fez circular resíduos e recursos por todo o lado, aumentando os desafios a todos os que trabalham nesta atividade.

 

Apesar da aceleração vivida no dia-a-dia, as reformas do setor não acompanharam esta energia e mantiveram-se em hibernação: o plano estratégico que estabelece as metas de cada Sistema  (PERSU 2030) não foi publicado e a versão conhecida não é a final; o SIGRE não evoluiu, o que mantém a existência de valores de contrapartida pelas embalagens recolhidas e triadas que é completamente insuficiente para cobrir os gastos das empresas (nem tão pouco atualizam com a inflação), e que por isso se afasta cada vez mais do princípio essencial da responsabilidade alargada do produtor.

 

Do ponto de vista regulatório, o ano foi de transição, pois as perturbações no encerramento do período regulatório anterior levaram à aplicação de uma tarifa transitória, salientando ainda que as CRP (contas regulatórias previsionais), que deveriam ter sido aprovadas no final de 2021, serão apenas aprovadas no início de 2023.

 

Perante esta necessidade de resiliência e sustentabilidade, a ALGAR tudo fez para continuar a assegurar o serviço público essencial de recolha seletiva e valorização de resíduos urbanos, manter a bom ritmo a execução do plano de investimento e dar resposta ao aumento de atividade por parte de todas as organizações.

 

Sobre o plano de investimentos – 2022 ficou marcado pelo início da implementação do Plano de Investimentos 2022-2024, no montante global de 24 milhões de Euros e que permitirá garantir a continuidade e a substituição de equipamentos, melhorando a qualidade de serviço prestado por esta empresa. Em relação ao investimento realizado em 2022, destacam-se

 

  • Conclusão da construção e arranque do Centro de Tratamento e Triagem de Resíduos Urbanos (CTTRU) do Aterro Sanitário do Barlavento (TMB);
  • Substituição de equipamento de exploração que tenham ultrapassado a vida útil (Pá de rodas para aterro, destroçador de verdes e semirreboques para as estações de transferência);
  • Início do fornecimento de três motogeradores de substituição para o aproveitamento energético do biogás dos aterros sanitários;
  • Início da instalação de duas Estações de Tratamento de Águas Lixiviantes por Osmose Inversa de substituição para os dois aterros sanitários;
  • Nova unidade de triagem de vidro do Sotavento;
  • Selagens parciais das células dos aterros sanitários em exploração;
  • Realização de diversas obras e construções de requalificação e ampliação de infraestruturas;
  • Aquisição de diverso equipamento informático e administrativo;
  • Alteração do sistema de gestão de informação (novo Sistema de Pesagens).

 

A destacar ainda o financiamento contratado com o BEI – Banco Europeu de Investimento, que financiou a ALGAR em 13 M€ no período 2019-2021, e que a 23 de dezembro de 2022 assinou com o Grupo EGF novo financiamento no valor de 12M€, a executar no período 2022-2024.

 

Numa vertente mais operacional, há a registar o aumento de 7% da quantidade total de resíduos recebida, sendo que, quanto à recolha seletiva multimaterial, a ALGAR continuou a sua rota de crescimento, aumentando a sua recolha seletiva de ecopontos em cerca de 11% face a 2021, o que demonstra uma adesão crescente por parte da população ao serviço de recolha seletiva.

 

O desempenho ao nível da energia elétrica produzida foi de 20.406 MWh, correspondendo a um crescimento de 6%, face ao ano anterior.

 

A comunicação com o cidadão aumentou a sua atividade em 2022, em paralelo com o aumento de atividade por parte das organizações numa fase pós-Covid, com uma maior participação de escolas, organizações e EcoEventos. Há a destacar a Linha da Reciclagem, que em 2022 já assegurou o atendimento aos cidadãos por parte de todas as concessionárias EGF – a ALGAR iniciou este serviço a 9 de maio de 2022 e registou 9.985 contactos em 2022.

 

Há a destacar ainda, e em sintonia com o plano estratégico do grupo Mota-Engil (Building 26 for a Sustainable Future 2022-2026), o total alinhamento com os objetivos de a Sustentabilidade como sua estratégia de desenvolvimento, a concretizar com a incorporação dos critérios ESG nas suas decisões de gestão.

 

Refira-se que em 2022 a ALGAR viu renovada a sua certificação segundo os referenciais ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2019 e confirmou, mais uma vez, o compromisso da empresa com a Qualidade, o Ambiente e a Segurança.

A terminar, deixo um agradecimento especial a todos os trabalhadores, acionistas, municípios, entidades parceiras e autoridades, sem os quais não teria sido possível alcançar os bons resultados registados.

Luis Masiello Ruiz Presidente do Conselho de Administração