03/11/2021

A “Operação Montanha Verde” está de volta e com ela regressa um movimento de cidadania que tenta incentivar e reforçar as boas práticas ambientais. Desta forma, nas manhãs dos dias 21 e 22 de novembro, o Campus de Gambelas da Universidade do Algarve abrirá as portas e os braços para acolher voluntários de todas as idades para plantar cerca de 3500 árvores.

 

Este regresso da “Operação Montanha Verde” voltará a mostrar que há iniciativas de envolvimento cívico, em prol da proteção coletiva dos valores naturais da nossa Região, que continuam a fazer sentido - pela sua urgência em contribuir para minorar as terríveis perdas que Portugal tem vindo a padecer (devido aos recorrentes incêndios, e não só).

 

Adicionalmente, é importante reforçar a mensagem de esperança e de espírito cooperativo dos Portugueses, ao mesmo tempo que se volta a sublinhar as urgências inerentes às alterações climáticas.

 

A “Operação Montanha Verde” deste ano, promovida pelo Zoomarine, conta mais uma vez com o apoio da Algar através da oferta do composto orgânico Nutriverde®,  produzido pela empresa a partir de resíduos verdes. A iniciativa reúne ainda o apoio de outros parceiros como a Universidade do Algarve (Grupo de Voluntariado V+), a Câmara Municipal de Faro e a Região de Turismo do Algarve.

 

Estão abertas inscrições a todos os interessados que pretendam participar na iniciativa de plantação das referidas árvores (grupos escolares de estudantes com, idealmente, 10 ou mais anos de idade, famílias, grupos empresariais e de escoteiros, e, claro, discentes e docentes universitários, assim como colaboradores não-docentes, entre muitos outros), podendo fazê-lo através de um portal dedicado: https://montanhaverde.zoomarine.pt/. A inscrição prévia possibilitará gerir melhor o número de instrumentos necessários (luvas, pás, enxadas, outros), e assegurar os seguros e certificados de presença de cada participante (se assim o desejar).

 

Os terrenos no Campus de Gambelas estarão devidamente preparados, pelo que a cada voluntário não se pedirá, além de roupa e calçado adequado, mais do que algum tempo (30 a 120 minutos) e ligeiro esforço físico, uma vez que as plantações decorrerão entre as 09h00 e as 12h30 em ambas as manhãs.

 

Podemos contar com a Vossa presença, com a Vossa ajuda e com a Vossa alegria? Participe, faça a sua inscrição!