09/01/2019

A Algar, S.A., está a fazer a lavagem dos ecopontos, incluindo a higienização dos locais de deposição seletiva das embalagens e zonas envolventes, além disso, está ainda a realizar a manutenção dos equipamentos e a substituição das sinaléticas.

 

São mais de 7500 os contentores intervencionados, distribuídos pelos 16 Municípios algarvios, numa área total de 4 997 km². Os trabalhos são executado por equipas especializadas, de Segunda a Sábado, excluindo feriados, em horário diurno.

 

Esta ação é realizada no âmbito do Plano Operacional da Atividade de Recolha Seletiva e enquadra-se na melhoria contínua da qualidade do serviço prestado à população e visitantes da região, para reforço dos cuidados relativos à saúde pública e para garantir uma valorização eficaz dos resíduos recolhidos.

 

Recorde-se que a empresa tem vindo a reforçar a Atividade de Recolha Seletiva, tendo adquirido 7 novas viaturas em 2019, no valor total de investimento de 1.228.500 EUR, cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão. Esta aquisição permitiu à Algar reforçar em 32% a capacidade da frota.

A Algar tem vindo ainda a aumentar o número de ecopontos. O investimento iniciado em 2018 com a colocação de 781 novos equipamentos na via pública teve continuidade em 2019 com a instalação de mais de 376 ecopontos. O Algarve conta atualmente com a disponibilização à população de mais de 3900 equipamentos (12.800 contentores) para a deposição das embalagens recicláveis, garantindo o rácio de um ecoponto por cada 126 habitantes.

Paralelamente a ALGAR investe também na recolha seletiva gratuita, porta-a-porta, dos resíduos provenientes do setor do comércio e serviços, através do projeto designado por “Algarlinha” (Linha Verde: 800 915 331 | email: algarlinha@algar.com.pt).