12/07/2019

Durante o mês de Agosto, numa parceria com o Centro de Ciência Viva do Algarve, a Algar está a participar no projeto Ciência Viva no Verão em Rede. Inicia a 15 de Julho e só termina a 15 de Setembro. É organizado há 23 anos pela Ciência Viva, em colaboração com mais de uma centena de instituições científicas, Centros Ciência Viva, associações, autarquias e empresas.


São cerca de 800 ações para todas as idades e em todo o país, sempre na companhia de especialistas. Construção de ninhos para cagarras na Ilha da Berlenga, observações do céu noturno no Mosteiro de Tibães, roteiros etnobotânicos pelos Passadiços do Paiva, SunSets com Ciência nas praias algarvias, visitas botânicas à Estufa Fria de Lisboa e percursos a partir do Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras para conhecer o património hídrico da capital são algumas da atividades deste ano.

 

É o terceiro ano consecutivo que a Algar é convidada para participar. Este ano a empresa propõe a realização de visitas guiadas à Estação de Transferência e Triagem de Faro/Loulé/Olhão (Loulé) e/ou ao Aterro Sanitário de Portimão.

 

Os visitantes serão acompanhados por um técnico que mostrará os processos de valorização e tratamentos dos vários tipos de resíduos urbanos recebidos nestas instalações, nomeadamente: a triagem e encaminhamento das embalagens recicláveis para a indústria recicladora; o confinamento dos resíduos indiferenciados em Aterro; o tratamento e valorização do biogás na Unidade de Valorização Energética e o tratamento e valorização dos Resíduos Verdes na Unidade de Compostagem, onde são transformados num composto orgânico.

 

Fica o convite, leve a ciência na sua mala de férias. Consulte o programa da Ciência Viva no Verão em Rede e reserve as suas vagas em www.cienciaviva.pt/veraocv/2019/. As visitas às instalações da Algar estão sujeitas a inscrição prévia.