23 DE MAIO, 2023

A ALGAR, S.A. e a Junta Regional do Algarve do Corpo Nacional de Escutas (JRACNE), uniram-se para a plantação de 800 árvores no Aterro Sanitário do Sotavento, em Loulé, no âmbito do projeto “Uma árvore pelo ambiente”, que teve como objetivo formar crianças, jovens e adultos, tendo como foco a proteção da floresta e do ambiente.

 

A iniciativa, que também visou reforçar a área de plantação da cortina arbórea, já iniciada nesta instalação, com ciprestes e medronheiros, foi integrada num dia de atividades que mobilizou mais de 130 voluntários, entre os escuteiros, as famílias e os colaboradores da Algar, que se juntaram à ação e que receberam formação sobre como plantar uma árvore e sobre o correto funcionamento de um aterro sanitário.

 

O citado projeto incluiu também uma sessão formativa, promovida pela JRACNE, que permitiu abordar os dezassete objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU)[1], focado nas metas definidas para 2030, nomeadamente, no princípio do Planeta mais sustentável.

 

De referir que, para as plantações realizadas, a Algar utilizou o composto orgânico Nutriterra, que é produzido pela empresa através do tratamento dos resíduos orgânicos recuperados na sua Central de Valorização Orgânica, em São Brás de Alportel. O Nutriterra é produzido e vendido nas instalações da Algar para utilização em agricultura. Este processo permite que os resíduos, além de serem valorizados, sejam desviados da deposição em aterro, permitindo libertar espaço para os que não podem ser tratados e que têm como destino o aterro sanitário.

 

O sistema de rega destas plantações é alimentado pelas águas captadas e tratadas, provenientes da decomposição dos resíduos depositados no aterro sanitário do sotavento, que através do processo de tratamento por Osmose inversa[2] resultam numa solução com compostos de azoto, um nutriente utilizado como fertilizante na agricultura, o que vai enriquecer estas plantações no seu desenvolvimento.

 

A ALGAR orgulha-se de ser útil à comunidade e prestar apoios que contribuem para a sensibilização e a preservação do ambiente na região.

 

 

 

[1] Objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU: 1 - Erradicar a pobreza; 2 - Erradicar a fome; 3 - Saúde de qualidade; 4 - Educação de qualidade; 5 - Igualdade do género; 6 - Água potável e saneamento; 7 - Energias renováveis e acessíveis; 8 - Trabalho digno e crescimento económico; 9 - Indústria, inovação e infraestruturas; 10 - Reduzir as desigualdades; 11 - Cidades e comunidades sustentáveis; 12 - Produção e consumo sustentáveis; 13 - Ação climática; 14 - Proteger a vida marinha; 15 - Proteger a vida terrestre; 16 - Paz, justiça e instituições eficazes; 17 - Parcerias para a implementação dos objetivos.

 

[2] O sistema de Osmose Inversa baseia-se num processo físico por filtração cross flow, em que o lixiviado é empurrado com uma pressão maior que a pressão osmótica num módulo com uma membrana semipermeável. A membrana permite a passagem de moléculas de água como resultado de uma separação do lixiviado num efluente limpo (permeado) e num efluente que contém os poluentes (concentrado).