04 DE MAIO, 2023

Prémio no valor de 10 mil euros distingue a iniciativa “Separa e Ganha”

 

A Algar é a vencedora da primeira edição do concurso lançado pelo Electrão, em 2022, para distinguir as iniciativas de sensibilização, comunicação e educação desenvolvidas pelos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) de forma a incentivar a separação e correto encaminhamento de pilhas e equipamentos elétricos usados para reciclagem.

 

O prémio, no valor de 10 mil euros, foi atribuído à Algar pela dinamização da campanha “Separa e Ganha”, que consiste numa competição entre escolas, que promove a reciclagem na região do Algarve.


O objetivo do prémio lançado pelo Electrão é promover uma colaboração mais estreita com os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos, que são determinantes para o sucesso da recolha e reciclagem, dada a proximidade que têm com o cidadão.

 

O prémio pretende distinguir campanhas inovadoras, desenvolvidas pelos SGRU, promovendo ao mesmo tempo a disponibilização de soluções diferenciadoras que potenciem a recolha de resíduos, nomeadamente pilhas e equipamentos elétricos usados.

 

“Os SGRU que integram a rede Electrão são parceiros de referência na recolha de pilhas e equipamentos elétricos usados. As campanhas de sensibilização, desenvolvidas tendo em conta a especificidades de cada região, podem fazer a diferença na educação ambiental envolvendo ao mesmo tempo uma comunidade mais vasta. O trabalho desenvolvido pela Algar nas escolas é um exemplo disso e os resultados estão à vista”, congratula-se o Diretor Geral do Electrão, Ricardo Furtado.

 

A campanha “Separa e Ganha” da Algar foi lançada no ano letivo de 2012/2013. Ao longo de 10 anos a sensibilizar mais de 188 mil alunos de várias escolas e a promover as boas práticas possibilitou a recolha de mais de 84 toneladas de pilhas e equipamentos elétricos usados.

 

No ano letivo de 2022/2023 a campanha chegou a 137 escolas inscritas alcançando mais de 46 mil alunos. Em parceria com a Escola Electrão este sistema recolheu, em 2022, mais de 23 toneladas de pilhas e equipamentos elétricos usados.

 

Fora do âmbito da campanha a concurso, a Algar recolheu 584 toneladas de pilhas e equipamentos elétricos usados, que foram enviados para reciclagem pelo Electrão, o equivalente a 1,3 quilos por habitante, que contribuíram para os resultados nacionais nestes fluxos.

 

“A Algar, S.A., é a empresa responsável, no Algarve, pela valorização e tratamento dos resíduos Urbanos produzidos na região, presta um serviço público essencial aos cidadãos e a todas as atividades económicas que são alvo da sua abrangência, sendo seu dever sensibilizar todos os cidadãos à adoção de comportamentos ambientais adequados quanto à gestão dos seus recursos e resíduos e facilitar todo o processo de separação de embalagens para reciclar.

 

A parceria, entre a Algar e o Electrão, veio melhorar a separação nas escolas, mas também influenciou a comunidade envolvente, já que as escolas, devido à tradição de reciclagem deste fluxo e das condições de contentorização que dispõem, garantem uma melhor separação e o correto encaminhamento para valorização, passando a população a identificar estes locais como pontos de receção desses resíduos. A contribuição da população residente na envolvência das escolas foi também fundamental, além de reciclarem também ajudaram as escolas a alcançar os melhores resultados para a região.” refere Telma Robim, Administradora Executiva da Algar.