25/06/2021

Ajude a NECI colocando os seus pacotes de bebida, vazios, no ecoponto amarelo.

 

O concurso “Melhor desempenho, melhor Reciclagem” lançado pela Tetra Pak e a Sociedade Ponto Verde, vai apoiar uma instituição de cariz social indicada pelo Sistema de Gestão de Resíduos que, em 2021, registar maior aumento percentual de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL) encaminhados para reciclagem, face ao ano de 2020.

 
A Algar, enquanto Sistema responsável pela Gestão dos Resíduos na região do Algarve e participante neste concurso, decidiu indicar a “NECI - Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso”, para beneficiar deste prémio, estabelecido em 10.000€, caso a Algar consiga, com a ajuda de todos, encaminhar maior quantidade de embalagens de cartão para alimentos líquidos vazias (genericamente conhecidas por pacotes de bebidas). O sucesso desta iniciativa depende totalmente da participação de toda a população.

 

Em 2020, na região do Algarve, foram encaminhadas mais de 400t de ECAL para reciclagem, no entanto, de acordo com a caracterização dos resíduos depositados em aterro, constatou-se que seria possível ter-se encaminhado para reciclagem mais de 2.000t de ECAL, pois foram incorretamente colocadas no lixo comum (indiferenciado) em vez de serem separadas e depositadas no contentor amarelo do ecoponto.

 

Para que esta campanha resulte é preciso que colabore separando e depositando, no ecoponto amarelo, as embalagens de cartão para alimentos líquidos, vazias, como por exemplo os pacotes do leite e de outros alimentos líquidos que utilize, só assim será possível encaminharmos maior quantidade de ECAL em 2021, face a 2020.

 

A Algar S.A. dispõe de mais de 3900 ecopontos distribuídos de forma estratégica em toda a região Algarvia para a deposição voluntária de resíduos recicláveis urbanos e, ainda, de uma frota com cerca de 50 viaturas operacionais afetas à recolha seletiva, transferência de resíduos e outros serviços de apoio à população.

 

Para o desenvolvimento da sua atividade, a Algar conta atualmente com mais 400 colaboradores que asseguram o funcionamento das instalações e o tratamento e a valorização anual de 400 mil toneladas de resíduos rececionados nas suas instalações.