A Algar faz 25 anos. Um quarto de século repleto de resultados positivos e que colocam o Algarve acima da média nacional no que toca ao tratamento e valorização dos seus resíduos. Este sucesso é dos que trabalham diariamente na Algar mas também é dos seus parceiros. É este trabalho conjunto que faz a diferença. E é isso que queremos celebrar e sublinhar neste 25º aniversário.
O aniversário é da Algar, mas todos os algarvios estão de parabéns: As Famílias; Os Municípios; O Comércio e claro, Os Trabalhadores da Algar. E estão de parabéns porque, em conjunto com a Algar, ajudaram a tornar o Algarve numa das regiões com melhores resultados na reciclagem e gestão de resíduos. Por isso a empresa decidiu promover uma campanha on-line com o tema ”Algar 25 anos a transformar o Algarve”, com o objetivo de transmitir a importância do trabalho da Algar na transformação do Algarve desde 1995 e a importância dos algarvios nessa mesma transformação, dando os Parabéns:
Às famílias Algarvias
Obrigado por contribuírem e transformarem embalagens em orgulho.
A Algar celebra 25 anos e 507 milhões de kg de recicláveis valorizados.
Aos Municípios Algarvios
Obrigado por juntamente com a Algar transformarem resíduos em qualidade de vida.
A Algar celebra 25 anos e 8,8 mil milhões de kg de resíduos tratados.
Ao Comércio Algarvio
Obrigado por colaborarem e transformarem resíduos em valor acrescentado.
A Algar celebra 25 anos e 73 milhões de kg de embalagens separadas para reciclagem.
Aos seus Trabalhadores
Obrigado por, mesmo em situações adversas, manterem a responsabilidade de prestação de um serviço público, tratando e valorizando os resíduos, para os transformarem em produtos: MATERIAIS PARA RECICLAR, COMPOSTO ORGÂNICO E ENERGIA ELÉTRICA.
Nestes 25 anos a empresa empenhou-se com grande responsabilidade na melhoria das condições ambientais da região do Algarve no domínio dos resíduos urbanos.
A empresa encerrou as 22 lixeiras existentes na região, iniciou a sua atividade de recolha seletiva, valorização e tratamento dos resíduos urbanos, dinamizou a criação de emprego (diretos e indiretos), a economia local, conseguiu estabelecer laços de confiança e de colaboração com a população e consolidou um novo paradigma na gestão operacional desta atividade, com evidentes benefícios para a população residente e para o turismo em particular, concretizando o grande objetivo assente na melhoria das condições ambientais da maior região turística nacional.
Alguns indicadores de produção destes últimos 25 anos de atividade:
A Algar S.A. dispõe de mais de 3500 ecopontos distribuídos de forma estratégica em toda a região Algarvia para a deposição voluntária de resíduos recicláveis urbanos e, ainda, de uma frota de 64 viaturas operacionais afetas à recolha seletiva, transferência de resíduos e outros serviços de apoio à população.
Para o desenvolvimento da sua atividade, a Algar conta atualmente com 428 colaboradores que asseguram o funcionamento das instalações e o tratamento e a valorização anual de 400 mil toneladas de resíduos rececionados nas suas instalações.
A Gestão dos resíduos no Algarve, antes da ALGAR, ou seja até 1995:
A Gestão dos resíduos no Algarve, depois da ALGAR:
Instalações e Infraestruturas de apoio:
Ao longo deste quarto de século, a empresa tem dinamizado e implantado soluções ambientalmente mais sustentáveis dentro da responsabilidade que detém na sua atividade de recolha, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos no Algarve. No que respeita aos resíduos de natureza diferente, estes são alvo de valorização e tratamento distintos, de acordo com as suas características.
A ALGAR vai continuar a apostar na concretização de novas soluções que incorporem mais-valias sociais e ambientais, contribuindo de forma sustentável para a cadeia de valor da sua responsabilidade. Procuraremos continuar a ser uma empresa socialmente ativa e empenhada em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.