A ALGAR, S.A. concluiu o investimento no valor de 352.260,00€ EUR (trezentos e cinquenta e dois mil, duzentos e sessenta euros) referente à implementação de uma estrutura destinada ao fluxo de Resíduos Urbanos Biodegradáveis Seletivos na Estação de Transferência de Albufeira. Trata-se de um projeto muito significativo para a região, cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.
OBJETIVOS, ATIVIDADES E RESULTADOS ESPERADOS
A presente operação de implementação do fluxo de Resíduos Urbanos Biodegradáveis Seletivos na Estação de Transferência de Albufeira tem como objetivo capacitar a instalação para a receção e o transporte para tratamento dos biorresíduos recolhidos seletivamente pelo Município de Albufeira, com vista a maximizar a quantidade de biorresíduos a valorizar, para efeito de cumprimento de metas, não alterando o fim previsto nas intervenções anteriormente financiadas.
Para o aumento de capacidade da instalação em termos de fluxos, a nova linha foi dimensionada para 2.400 t/ano através da ampliação da zona de cais de descarga, com a construção de uma nova zona de descarga para os biorresíduos e a instalação de outros equipamentos complementares, contentores e tremonha. Definiu-se, para a solução de contentorização, a utilização de contentores abertos estanques, com sistema de fecho amovível, de modo a permitir todas as condições de segurança e estanquicidade no transporte. De salientar ainda que a zona está preparada para dar resposta ao expectável aumento das quantidades de biorresíduos recolhidos pelo Município pós 2024
A capacitação de receção destes resíduos será complementada com a valência de transferência que passa pela aquisição de 1 viatura e 1 semi-reboque adequada ao transporte dos contentores para a instalação de valorização na Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico de Portimão (TMB de Portimão).
A implementação desta operação garante que os biorresíduos provenientes da recolha seletiva do município de Albufeira sejam acondicionados em contentores separados do fluxo indiferenciado e transportados para o seu tratamento e valorização na TMB de Portimão.
O investimento desta operação incluiu a realização das seguintes ações: