A 6ª Edição do concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos”, ano letivo de 2017/2018, promovido pelo Sistema Multimunicipal Algar, S.A., chegou ao fim e já tem vencedor, a Escola Básica 2,3 Poeta Emiliano da Costa (Estoi).
O concurso contou com a adesão de 42 escolas abrangendo uma população de 21.000 alunos. Durante 5 meses “Brigadas da Reciclagem” participaram em ações de sensibilização, fiscalizaram os resíduos produzidos em recinto escolar e elaboraram planos para garantirem que os resíduos, desde a sua origem até ao destino final, recebiam tratamento adequado à sua valorização.
Com estas iniciativas melhoraram-se processos de contentorização e sinalização existentes nos espaços escolares, permitindo uma separação/deposição dos recicláveis mais eficaz. O resultado do trabalho final foi fantástico, contabilizaram-se 118 829 kg de resíduos recicláveis corretamente encaminhados pelas 42 escolas, com destino à valorização.
Também as áreas residenciais circundantes às escolas foram envolvidas neste processo, aderindo às campanhas de sensibilização promovidas pelos alunos com a colaboração da Algar para a recolha dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).
A execução dos Planos de Gestão dos Resíduos criados pelas Escolas contaram com o apoio da Algar através da entrega de um total de 450 equipamentos, nomeadamente, ecobags para a deposição seletiva nas salas de aula; contentores específicos para a colocação dos resíduos elétricos e eletrónicos e pilhões para a deposição de pilhas e acumuladores.
A Escola Básica 2,3 Poeta Emiliano da Costa destacou-se nesta 6ª edição do concurso apresentando o melhor resultado no “Ranking de Resíduos Recicláveis Recolhidos” com um total de 11 520 kg de resíduos, tendo recebido um computador de última geração como reconhecimento pelo mérito alcançado.
A Algar sorteou ainda um Tablet entre os alunos que fizeram parte da equipa “Brigada da Reciclagem”, impulsionadores de várias campanhas de sensibilização realizadas dentro e fora da escola. Todos os participantes receberam Ecobags para separarem os recicláveis nas suas casas e dessa forma continuarem com o bom trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano letivo.
A professora Maria Conceição da Graça, que acompanhou a implementação do projeto na escola vencedora, partilhou com a Algar: «De facto, o concurso "Vamos dar vida aos resíduos" que a nossa escola Poeta Emiliano da Costa abraça, pelo 3° ano consecutivo, tem contribuído largamente para sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da separação dos resíduos.
O trabalho desenvolvido na escola com os alunos repercutiu-se nas suas famílias que se envolveram com afinco nesta causa.
De salientar que projetos como este dão vida a uma escola, pois professores, alunos e funcionários, unem-se em prol de um projeto comum.»
A Algar pretende continuar a promover este género de iniciativas, pelo que no próximo ano letivo o projeto irá voltar trazendo novidades.«A produção de resíduos é uma preocupação crescente e é nossa responsabilidade garantirmos que os resíduos recicláveis produzidos sejam na sua totalidade encaminhados para reciclagem, de modo a minimizarmos o impacte ambiental na região.
O objetivo destas iniciativas será sempre continuarmos a passar a mensagem de que as boas práticas ambientais desenvolvidas poderão trazer inúmeros benefícios no que respeita à qualidade de vida, não só do espaço escolar mas também de toda a comunidade e ainda contribuir para a formação pessoal destes alunos, que serão os futuros agentes de mudança da sociedade.» - diz Telma Robim, Administradora Executiva da Algar.