O respeito pela Comunidade e pelos Colaboradores é uma mais-valia concretizada em variadas iniciativas, das quais são exemplo as atividades de educação e sensibilização ambiental desenvolvidas com múltiplos grupos-alvo.
A Algar desenvolve um trabalho exemplar junto dos seus acionistas, destacando-se os programas escolares continuados, a presença permanente em comissões de acompanhamento, o envolvimento com as empresas, parceiros e instituições.
Neste âmbito, também os Colaboradores são uma parte interessada muito considerada, sendo promovidas oportunidades internas de evolução na carreira e asseguradas condições que respeitam a sua integridade profissional de acordo com os princípios definidos no Código de Ética e de Conduta implementado.
No âmbito da responsabilidade social destacam-se algumas campanhas:
Por cada tonelada de resíduos de embalagem (metal, plástico, papel/ cartão e vidro) recolhidos seletivamente e encaminhados para reciclagem, os sistemas aderentes à campanha e a SPV contribuíram a favor da aquisição de verba para adquirir duas novas unidades móveis, destinadas a reforçar o plano de rastreio do cancro da mama em Portugal.
Destinada a apoiar o Banco Alimentar do Algarve, o objetivo foi incentivar a separação e entrega à Algar de embalagens de plástico, metal e ECAL (embalagens de cartão para alimentos liquídos), para através da sua venda adquirir bens alimentares destinados a crianças até aos 3 anos de idade.
Destina-se à separação e entrega de garrafas, garrafões de plástico vazios e respetivas tampas nas delegações da Cruz Vermelha do Algarve a favor da aquisição de equipamentos utilizados nos serviços disponibilizados aos utentes na região.
Recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos nas Corporações de Bombeiros da região do Algarve. As corporações recebem um montante por cada tonelada entregue à Algar para aquisição de equipamentos necessários no combate a incêndios.
A Feira “Hora da Troca” é uma ação que incentiva à troca direta de objetos usados, que estão em bom estado de conservação, como forma de sensibilizar para o desperdício e de permitir que quem não tem acesso a alguns utensílios, desta forma o consiga fazer sem custos.
A campanha colabora com o Banco Alimentar mediante a entrega de donativos às famílias carenciadas, identificadas, que não têm possibilidade de adquirir esses bens e que desta forma os podem receber.