ENTREGA DE RESÍDUOS | ALGAR

Entrega de Resíduos

As instalações da Algar estão abertas à população para a receção de Resíduos Urbanos produzidos na região do Algarve provenientes de particulares, dos municípios, empresa públicas e privadas. Para sua maior comodidade, abaixo disponibilizamos mapas, por Concelho, com informação sobre a localização das nossas instalações, horários de atendimento e respetivos contactos telefónicos.

 

O transporte de resíduos necessita obrigatoriamente da Guia de Acompanhamento de Resíduos (GAR). Deverá apresentar o respetivo documento em suporte digital (e-GAR) ou em papel, na portaria das nossas instalações, no dia da entrega dos resíduos. A e-GAR é obrigatória desde 1 de Janeiro de 2018 (Portaria n.º 145/2017) e para a preencher deve registar-se na plataforma SILIAMB. Mais informação em www.apambiente.pt

 

OS TARIFÁRIOS ENTREGA DE RESÍDUOS PARTICULARES/MUNICIPAIS encontram-se disponíveis nesta página e ainda, neste menu nas páginas Resíduos Admissíveis e Documentação.

 

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO
ALGAR - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.
Sede: Barros de São João da Venda, 8135-026 Almancil
Dias/Horários: 2ª a 6ª das 09:00-13:00 e 14:00-18:00
Contactos: E-mail - geral@algar.com.pt | Linha Verde - 800 203 251

 

De referir, no entanto que, tendo em conta a situação de alerta nacional e internacional relacionada com a pandemia do Covid-19, as recomendações da Direção Geral de Saúde, o Plano de Contingência em vigor na Algar e em resposta ao Estado de Emergência decretado pelo governo, para limitar a disseminação do COVID-19, a empresa decidiu, por tempo indeterminado, suspender o atendimento presencial direto ao público, em alguns dos seus serviços, tendo reforçado os restantes meios de comunicação alternativos (mail, página web, telefone).

 

Todos os compromissos e tarefas continuam a ser assegurados sem interrupção, pelos que os assuntos a tratar devem ser encaminhados para as respetivas equipas de trabalho utilizando os contactos abaixo indicados, de segunda a sexta, das 09:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h. O atendimento telefónico geral será assegurado nos mesmos períodos.

 

 

REGRAS A RESPEITAR NAS INSTALAÇÕES DA ALGAR - ENTRADA, ACESSO E CIRCULAÇÃO - #PREVENIR COVID 19

 

No âmbito da prevenção de contágio pelo COVID-19, estabelece a Algar, S.A., nesta fase excecional de pandemia mundial, as seguintes regras, aplicáveis a todos os Clientes, Prestadores de Serviços, Empreiteiros e Fornecedores que se desloquem às suas instalações para realização de cargas/descargas de resíduos, trabalhos e fornecimento de bens, com o objetivo de diminuir o risco de disseminação da infeção e de promover, por conseguinte, a segurança e saúde de Todos.

 

 

CONDIÇÕES GERAIS

 

  • Todos os clientes ou elementos Prestadores de Serviços que tenham regressado, recentemente, de viagem, em particular, de países de alto risco, sem cumprimento de um período de quarentena preventivo de 14 dias (em casa), não se encontram autorizados a entrar nas instalações da Algar, devendo esse facto ser, previamente, comunicado à empresa.
  • Todos os Serviços a realizar nas instalações da Algar, deverão ser alvo de comunicação prévia, preferencialmente, por escrito, ao elemento indicado na nota de encomenda, a fim de ser agendada a sua realização, excetuando-se a prestação de serviços de caráter regular, cujo agendamento já se encontra estabelecido.
  • Todos os Clientes, Prestadores de Serviços, Empreiteiros e Fornecedores devem apresentar-se com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) necessários à realização do Serviço, definindo-se desde já, como mínimo obrigatório, para toda e qualquer tarefa, o uso de máscara e de luvas de proteção, sem prejuízo do uso dos demais EPI´s que se revelarem necessários ao desenvolvimento do serviço em si, de acordo com os riscos identificados.
  • No contexto das empreitadas, as entidades executantes deverão assegurar que o Plano de Segurança e Saúde ou os Procedimentos de Segurança, conforme aplicável, contemplam as prescrições mínimas de proteção da segurança e da saúde dos trabalhadores contra o risco de exposição a agentes biológicos, e as orientações da Direção Geral da Saúde, nomeadamente, o Plano de Contingência, de acordo com a Orientação nº06/2020 de 26/02/2020 (Nota: Para as empreitadas em curso, esta condição deverá ser cumprida no prazo máximo de 3 dias úteis, a contar da data de envio do presente comunicado).

 

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS

 

Entrada nas instalações da Algar, S.A.

 

  • O contacto com os colaboradores que exercem funções na portaria, ao serviço da Algar, deve ser reduzido ao mínimo indispensável, pelo que apenas um dos elementos externos se encontra autorizado a sair da viatura, em caso de necessidade, mantendo-se os restantes, se existentes, afastados ou no interior da mesma.
  • Ao sair da viatura, deverá estar equipado com máscara de proteção, higienizando as mãos, com solução antissética de base alcoólica disponível na portaria, antes e depois de qualquer procedimento que envolva contacto físico com as mesmas (ex. realização de registos). Recomenda-se ainda que se façam sempre acompanhar de uma caneta, de uso pessoal e intransmissível.
  • Na portaria, a comunicação entre ambas as partes (ALGAR, o Cliente, Prestador de Serviços/Empreiteiro/Fornecedor), deverá ser, exclusivamente, efetuada através da janela, com respeito pela manutenção da distância, mínima, de segurança, de 2 metros, e a estritamente necessária para assegurar os procedimentos, não sendo permitido recorrer a qualquer tipo de cumprimento que exija o contacto físico.

 

Acesso e Circulação nas instalações da Algar, S.A.

 

  • O acesso às instalações sanitárias, balneários, refeitórios e outras instalações de apoio encontra-se interdito.
  • Não é permitida a circulação pedonal nas instalações da empresa, pelo que a mesma deverá cingir-se apenas ao local para garantir as operações necessárias (ex. carga/descarga de resíduos, fornecimento de produtos).
  • Antes e durante cargas/descargas de resíduos e ou prestação de serviços, todos os elementos deverão evitar, ao máximo, o contacto com utensílios e equipamentos da empresa, bem como com os colaboradores da Algar que estejam a acompanhar o serviço/empreitada/rececionar bens, mantendo o devido afastamento.
  • Todas as instalações da Algar dispõem de solução antissética de base alcoólica (álcool gel), em diversos locais, para higienização das mãos, sempre que necessário.
  • No Aterro Sanitário do Barlavento, no Aterro Sanitário do Sotavento e na Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão, a Algar colocará à disposição, os seus sistemas de lavagem para limpeza das viaturas, após as operações de carga/descarga de resíduos.

 

 

Em situação de caso suspeito

 

  • Perante caso suspeito, os elementos externos à empresa deverão ser encaminhados para o exterior das instalações da Algar, contactando, de imediato, a linha SNS 24 (808 24 24 24).
  • A ALGAR encontra-se, inteiramente, disponível para prestar o apoio necessário a todos os elementos externos à empresa, informando, de imediato, a sua entidade patronal, que passará a assumir a controlo de toda a situação, indicando os procedimentos a adotar.

 

Para salvaguarda do bem-estar individual e coletivo, a Algar reserva-se no direito de impedir cargas/descargas de resíduos, a realização dos serviços/empreitadas/entregas de bens nas suas instalações, em caso de incumprimento das condições impostas.

 

 

 

 


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