Persistência e foco nos objetivos

Estamos a viver uma fase de grandes desafios em várias frentes, com muitas mudanças que exige uma significativa capacidade de adaptação de todos os stakeholders.

 

Foi um ano de profundas alterações no paradigma nacional da gestão de resíduos, com a coexistência de três entidades gestoras no Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), que colocaram novos desafios ao encaminhamento dos recicláveis.

 

Após um ano em que a persistência e o foco foram determinantes, destaca-se em 2018 o investimento na atividade da recolha seletiva como forma de permitir o alcance das metas definidas e a melhoria na qualidade de serviço nesta atividade, um desafio que abraçamos em conjunto com os Municípios. Salienta-se ainda os desafios de conseguir materializar, os investimentos aprovados para a ALGAR, assim como, continuar a melhorar o serviço prestado à população na região do Algarve.

 

Para o futuro, a ALGAR dará continuidade à sua missão, cumprindo as orientações estratégicas dos acionistas e fomentando as melhores práticas no setor para o tratamento e valorização dos resíduos.

 

Com a entrada num novo período regulatório, CRP 19-21, a ALGAR terá pela frente três anos de grandes desafios, de exigência orçamental e de eficiência.

 

Será objetivo fundamental, a realização do ambicioso Plano de Investimentos aprovado, que permitirá adequar a capacidade da ALGAR tornando-a preparada para atingir as metas do PERSU 2020, já com a perspetiva das novas metas ambientais que se perspetivam no âmbito do Pacote da Economia Circular e que terão eco na Estratégia Nacional para o Sector dos Resíduos.

 

A ALGAR procurará sempre manter a qualidade e níveis de serviço, e cumprir os objetivos de serviço publico, indo ao encontro dos clientes municipais e das populações servidas, o qual, com tarifas anormalmente baixas face ao histórico, será um desafio constante e continuo a que se procurará dar uma resposta adequada.

 

Por fim, é com confiança no futuro, que deixo um agradecimento especial a todos os colaboradores da ALGAR, sem os quais não teria sido possível ultrapassar todos estes desafios, certo de que, com o compromisso, empenho e capacidade de todos, a ALGAR continuará a ser uma empresa de referência na gestão de resíduos urbanos.

 

Luis Masiello Ruiz Presidente do Conselho de Administração