Recolha Seletiva de Resíduos de Embalagens Recicláveis (Ecopontos)

A Algar é responsável pela recolha seletiva de embalagens nos ecopontos existentes nos 16 Municípios da região do Algarve (Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António), servindo uma população de cerca de 440 mil habitantes, numa área total aproximada de 5.000 km2.

 

Esta atividade, essencial ao funcionamento das Unidades de Triagem, funciona como um serviço de proximidade com as populações. A recolha dos ecopontos é efetuada diariamente, (7 dias por semana) em turnos diurnos e noturnos compreendidos entre os seguintes horários:

 

  • 08h00 às 17h00
  • 06h00 às 15h00
  • 20h00 às 04h00
  • 23h00 às 08h00
  • 19h00 às 03h00

Procurando satisfazer a necessidade de adaptação da recolha a cada área geográfica e a cada grupo-alvo, a atividade disponibiliza também um formato de recolha porta-a-porta destinada ao pequeno comércio, restauração e serviços, no âmbito do projeto “Algarlinha”.

 

A recolha porta-a-porta ao comércio e serviços é efetuada de segunda a sábado, no período das 08h00 às 21h00.

 

A Algar dispõe de 2600 ecopontos na via pública destinados à deposição seletiva, disperso por todo o território Algarvio e mantém uma frota de cerca de 57 viaturas de recolha. Este serviço é assegurado com o recurso a sistemas de informação geográfica e às mais recentes metodologias, com o objetivo de otimizar rotas e percursos, monitorizar graus de enchimento dos contentores e garantir níveis de eficiência elevados.

 

A Algar possui também 13 ecocentros, utilizados para a deposição seletiva de recicláveis não embalagens, para a deposição de monos e resíduos verdes.